sábado, 29 de outubro de 2011

A Conspiração dos inimigos contra Neemias

Não é de se estranha que aqueles que desejam, de forma sincera, trabalhar para o Senhor, se vejam malquistos pelos inimigos do Senhor. Este fato ocorreu com Neemias. Mesmo tendo autorizalção de rei para proceder com a reparação dos muros de jerusalém, enfrentou oposição, mas agiu de forma correta, não deixando de trabalhar naquilo que tinha sido tocado pelo Senhor
Buscando discernimento em relaçãoas criticas. Muitos lideres nao sabem discenir se uma critica é positica ou negativa. Geralmente, uma opnião diferente da nossa nos faz ver coisas que não vimos antes. Entrentanto, nao basta apenas lideranca estar atenta as criticas, mas tambem pedir a Deus discernimento necessario para nao perder o foco de nossa missão. Tobias, o amonita, chegou a dizer ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra (Ne4-3). Para a sua surpresa, os muros foram restaurados, e os inimigos do povo de Deus viram aquilo que Deus estava fazendo. Graças ao discenimento de Neemias,os trbalhadores permaneceramem suas posições e terminaram seu trabalho.
O entendimento de Neemias. Ele sabia que a obra queestava realizando não era uma obra comum. Ele tinha consciencia de que, como lider e incentivador dos trablhadores, nao deveria ceder as pressões de seus opositores. Mais que se oporem a Neemias, eles se opunham ao proprio Deus, e a eleprestariam contas.Para Neemias, o que ele estava fazendo era a obra de Deus, e era uma obra tão importante que não deveria ser intemrrompida com acordos com homens impios.
Neemias reconhece a mao de Deus em seu trabalho. O verso 16 do capitulo 6 traz uma descrição interessante de como Deus agiu em prol do construor após os muros terem sido reconstuidos. " E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios que havia em roda de nos, e abateram-se muito em seus proprios olhos, porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra". Deus não apenas abençora a obra feita por ele, mas colocou um grane abatimento nos inimigos de Israel.
Cuidado com os falsos mensageiros. Não é incomum encontrarmos na Bíblia falsos mensageiros.São profetas a serviço do inimigo, pessoas que não possuem compromisso com Deus e imitam os dons espirituais no sentido de corromper o rebanho e desetimular a liderança. Como devemos agir em casos como esses; Mantendo a convicção da chamada que possuimos de Deus. Não importva o quão desanimadoras fossem aqueleas mensagens; ele permaneceria firme em seu proposito de reconstruir os muros de Jerusalém e trazer segunça ao povo para que adorassem no templo do Senhor.

sábado, 8 de outubro de 2011

Liderança em Tempops de Crise

O capítulo 2 de Neemias começa com o dialogo dele com o Rei Artaxerxes. O copeiro informa ao rei seu desejo de retornar a sua terra temporariamente para reconstruir os muros da cidade. O rei concede a ele esse favor, e o texto prossegue apresentando a chegada de Neemias em Jerusalém. O cenário que ele encontrou foi de completa desgraça. Mas tinha certeza d que aquela situação poderia ser modificada com a ajuda de Deus e bastante trabalho por parte dos homens.

As crises constumam revelar quem realmente somos e o que temos em mente quando somos assaltados por elas. Neemias havia chegado a Jerusalém e viu com seus próprios olhos a desgraça da cidade de Davi. Não apenas se da arou com um cenário de destruição, mas foi acompanhado de perto por um grupo de homens que não tinham qualquer compromisso com Deus: Tobias, Sambalate e Gessem. Tão complicado quanto os desafios que estavam na frente de Neemias, esta tríade maligna tentou atrapalhar a reconstrução da cidade e a restauração planejada por Deus. Ele relata que esses homens ficaram "com grande desagrado que alguém viesse procurar o bem dos filhos de Israel" (Ne 2.10).

O que fez com que Neemias pudesse conseguir a liberação do rei para viajar, levar materiais que pudessem ser uri zoados na restauração, ter animo diante daquilo que viu e ainda manter-se atento contra seus inimigos? A oração. As crises podem nos impedir de fazer muitas coisas, mas não nos impedem de orar.

NEEMIAS FOI UM HOMEM DE AÇÃO

Ele soube equilibrar a fé em Deus e o planejamento pessoal para relaizar as tarefas que iam ser colocarias sob sua responsabilidade. Não saiu do palácio do rei sem um objetivo. É claro que ele não tinha uma idéia completa daquilo que encontraria, mas tinha em mente sua missão: agir paraa que a cidade estivesse novamente pronta, a fim de que adorassem novamente no templo do Senhor.

NEEMIAS FOI UM HOMEM PRUDENTE

Ele não disse imediatamente o que viera fazer em Jerusalém. Quando foi ver os estragos na cidade, o fez de noite, em sigilo. A impressão que temos ao ler sua descrição é que a cidades estava tão tomada de entulhos que, em um lugar, Neemias disse que "não havia lugar r onde passar cavalgadura que estava debaixo dde mim" (Ne 2.14). Ele agiu com prudência. Esperou o momento adequando para informar as autoridades sua missão, e mesmo diante das criticas de seus inimigos, permaneceu focado na chamada que recebera de Deus.

Atribuindo a Deus as portas abertas. Destaque os aqui o fim do verso 8 desse capítulo "... segundo a boa mão de Deus sobre mim". Este verso nos mostra que Neemias atribuiu a Deus todas as concessões que estava obtendo para cumprir seu ministerio. Conseguiu permissão do rei para viajar. Mas nao entendeu isso como uma influencia particular que tinha junto ao rei, e sim como uma prova de que a mão de Deus era com ele.

Ensinador Cristão - ano 12 - número 48- pagina 37

sábado, 1 de outubro de 2011

Quando a crise mostra a sua face

Estamos iniciando um estudo sobre o livro de Neemias. Mais que estufar a história desse homem, um copeiro que Deus usou como construtor, veremos que estas lições refazem para a nossa memória aquilo que pode acontecer quando desobedecemos a Deus, mas também nos mostra que Deus é poderoso para trazer restauração ao seu povo.

Deus havia adi detido ao seu ovo a que não seguisse com os costumes dos outros povos, adorando seus deuses e desviando-se do verdadeiro Deus. O povo não seguiu as ordens divinas, e pagou o preço de sua desobediência. Nas palavras de Charles Swindoll, "os judeus que si reviveram ao cerco de Jerusalém foram presos, acorrentados como escravos e enviados para a Babilônia, a uma distancia de mais de 1300 km. Sob Nabucodonozor e se filho perverso, os judeus viveram como centenas de anos antes no Egito, escravo de um povo estrangeiro". Mas Deus não se esqueceu do Seu povo. Ele utilizaria a pessoa de Neemias para restaurar a cidade de Jerusalém e deixa-lá pronta para o retorno dos exilados.

Neemias era copeiro do rei Artaxerxes. Aos nossos olhos talvez este não seja um trabalho muito importante. Entretanto, o copeiro do rei tinha a função não apenas de servi-ló, mas de provar a comida antes do rei. Se houvesse algum veneno neles, o copeiro não viveria, mas o rei sim. Isso gerava uma grande confiança e intimidade entre ambos.

Nesta lição, de acordo com o texto lido, podemos observar três momentos cruciais para uma tomada de decisão correta, e que podem nortear nossas atitudes em momentos de crise.

Neemias buscou informações sobre o estado em que os judeus se encontravam. Mesmo estando no palácio do rei da babilônia, Ele não estava indiferente aos problemas enfrentados por seus compatriotas. A busca por informações trouxe a Neemias a real situação de Jerusalém.

Ele buscou ao Senhor. E entendeu que não poderia faz nada em prol daquela situação que não começasse pela oração. O que ele poderia fazer sem a ajuda de Deus? Nada! Por isso, em que pese suas boas intenções, ele dependeria de Deus para fazer todas as coisas que lhe chegariam as mãos. Ele não apenas buscou ao Senhor, mas confessou e reconheceu o que acontecera - o exílio - fora consequência do pecado do seu povo. Reconhecer o erro e buscar ao Senhor é o começo da restauração para qualquer pessoa.

Neemias agiu. Deus proporciona os meios para agirmos em meio as crises. E aqui reside uma das maiores dificuldades de as pessoas obterem transformações nos ambientes em crise: entenderem que precisam confiar no Senhor, mas que precisam igualmente agir. Agir depois de orar não é pecado, como pensam aqueles que oram e deixam tudo para que Deus faça, como se eles realmente não pudessem fazer coisa alguma. Neemias era homem de ação. Ele não apenas orou, mas colocou-se nas mãos de Deus para ser usado na reconstrução dos muros da cidade.

Revista Ensinador Cristão, ano 12 - numero 48 - pagina 36