sábado, 3 de julho de 2010

PROFECIA

A profecia é um aspecto distinto e singular da revelação totalmente estranha à capacidade humana. Ela atinge a história pré-escrita; portanto, deve provar ser um grande fenômeno. Seu cumprimento no passado é inquestionável, e permanece como uma evidencia indiscutivel para a inspiração.

1. COMO PREDIÇÃO. A profecia preditiva deve ser distinta da pregação ou da proclamação; em si mesma é uma espécie de ministério profético.

2. SEU CONTEÚDO. A profecia preditiva ocupa quase um quarto do texto da Escritura. Ela atinge na verdade praticamente todos os aspectos da vida e da história humana. As principais classificações são:

(a). a que é cumprida e não cumprida;
(b). a que é do Antigo e do Novo Testamento;
(c). a que é concernente a Israel, gentios e Igreja;
(d). a que concerne a Cristo e Seus primeiro e segundo adventos (a ultima se estende cerca de oito vezes mais textos do que a primeira);
(e). a que é antes , durante, e após o exílio judaico;
(f). mensagens para os reinos do Norte e do Sul.

3. NO MINISTÉRIO DE CRISTO. O ministério profético singular de Cristo é a consumação de toda a profecia, porque Ele veio como o maior Profeta, Sacerdote e Rei. Ele finalmente cumpriu Deuteronômio 18.15 (caro estudante compare todas as referencias do Novo Testamento a esta passagem).

4. O ESTUDO DELA. O estudo da profecia é especialmente predito nesta era; contudo, ela será entendida somente pelo poder capacitador do Espírito Santo (Jo 16.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário