sexta-feira, 21 de maio de 2010

Jeremias luta contra o falso profeta

Os profetas sempre tiveram destaque nas historia bíblicas Abraão, Moises Samuel, Elias, Elizeu são nomes que sempre recordamos como participantes do ministério profético. Mas a nação de Israel flertou com falsos profetas, aqueles que não foram enviados pelo Senhor e que não tinham a mensagem que Deus queria que trouxessem. E sempre que os falsos profetas serviam como ponto de referencia para a nação, o povo se desviava dos caminhos do Senhor, e era julgado por causa de seus pecados e por ter acreditado em mentiras.

O falso profeta Hananias. Jeremias estava na Casa do Senhor, quando o profeta Hananias se aproximou e profetizou que depois de dois anos, Deus quebraria o julgo de Nabucodonosor e traria todos os utensílios de volta pra o templo. Esse era o desejo do povo, essa profecia caia bem naquela situação, pois a Babilônia era uma real ameaça á liberdade dos israelitas. Hananias ainda tomou o jugo que estava no pescoço de Jeremias e o quebrou, para demonstrar a ênfase do que estava falando. O jugo que Jeremias usava servia como exemplo para demonstrar o que Deus faria com Israel, colocando-o sob jugo de Nabucodonosor (Jr. 28.13-14). Sua intrepidez convenceu seus espectadores, e fez com que Jeremias fosse embora.

A resposta de Jeremias. Jeremias era um profeta de Deus, mas diante de uma falsa profecia, citou o que a Lei de Moises, que indicava que o cumprimento da profecia indicava que ela tinha vindo de Deus, e que o profeta fora enviado por Deus. A única forma de identificarmos se uma profecia é falsa ou verdadeira é examinando-a sob a ótica da Palavra de Deus. Essa foi a atitude de Jeremias, e deve ser a nossa.

Falsos profetas em nossos dias. Como nos dia de Jeremias, ainda hoje temos falsos profetas em nosso meio. Evidente que, como pentecostais, cremos que na contemporaneidade dos dons espirituais, e isto inclui o dom de profecia. Entretanto, é necessário que, como Jeremias confrontemos a mensagem transmitida pelos profetas com a palavra de Deus. Não se trata de duvidar do dom profético – pois é bíblico e necessário na igreja – e sim de zelar para que um presente de Deus não seja mal utilizado e corrompa a congregação. Deus tem seus profetas hoje, mas aqueles que se usam em nome do Senhor estão brincando com o que é sagrado e trarão juízo pra si mesmo.

O fim do falso profeta. Deus ordenou a Jeremias falasse com Hananias que este morreria naquele mesmo ano. O motivo “ Não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este teu povo confiasse em mentiras “, Jr. 28.15. Deus, naquele mesmo ano, lidou com o profeta mentiroso, de forma que nunca mais proferisse mentira no templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário