sábado, 1 de maio de 2010

Jeremias intercede pelo povo

Jeremias ensina uma lição valiosa: Não basta se profeta. É preciso se uma pessoa de oração e interceder por aqueles a quem ministramos. Quando intercedemos, oramos a Deus pelas pessoas que nos cercam ou por aquelas que necessitam de oração sem que estejam dentro do nosso círculo de amizade ou convívio. Orar de forma intercessória indica que entramos na presença de Deus para suplicar por outras pessoas, e que naquele momento, não somos o alvo de nossas próprias orações. Jesus, antes de ser levado para a cruz, orou intercedendo pelos seus discípulos e por todos os que ainda ouviriam a sua mensagem, dando-nos o exemplo sobre este tipo de oração e a sua continuidade em nossos dias.

Uma ordem diferente vinda de Deus. Deus ordenou a Jeremias que falasse ao povo sobre seus pecados, mas deu uma ordem inusitada ao profeta: "Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei", Jr 7.16. A impressão que temos é a de que Deus queria julgar seu povo, e que não desejaria salvá-lo. Em outra ocasião, Deus torna a repetir esta ordem a Jeremias (Jr11.14). Nesta passagem, fica mais claro o motivo pelo qual Deus rejeitaria a oração intercessória do profeta: o mal do povo de Israel. Nada pode escapar do conhecimento do Senhor, e isso inclui nossas orações antes mesmo que a façamos. O que devemos levar em consideração nesses casos em que Deus se negou a ouviras orações de Jeremias refere-se à iminencia do julgamento que estava por vir. Uma terceira vez Deus diz a Jeremias: "Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo de Israel no deserto, quando eles se rebelavam contra Deus e demonstraram incredulidade quanto às promessas do Senhor. E Samuel intercedeu pelo povo ao Senhor na terra prometida, quando os inimigos do povo de Deus tentavam destrui-los. E em ambos os casos, o Senhor ouviu seus servos. Deus está mostrando ao profeta Jeremias que a oração, no caso do povo de Jerusalém, era tardia, e que não faria o mesmo efeito que o juízo de Deus no sentido de corrigir os israelitas e transformá-los. Apenas uma correção radical faria efeito no coração daquele pov0.

O caso descrito acima é especifico, e de forma alguma Deus deseja que deixemos de orar uns pelos outros. Deus ainda procura pessoas como Jeremias, dispostas a falar sua Palavra e orar por aqueles que necessitam. Nos capítulos 14 a16 de João, encontramos 5 vezes Jesus nos desafiando a orar e receber respostas de nossas orações (Jo 14.13-14; 15.7; 16.23-24). Será que Jesus seria tão enfático em suas palavras se Deus não tivesse realmente interesse em nos responder? ´E a vontade de Deus que oremos sempre, em qualquer situação, e que tenhamos respostas para nossas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário