sábado, 12 de novembro de 2011

ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO

A palavra estava sendo ensinada, e houve um sério arrependimento do povo por causa de seus pecados. Isto trouxe um verdadeiro avivamento àquela nação. eles reconheceram que pecaram contra o Senhor, desprezando sua Palavra, e que foram exilados como consequencia de seus próprios atos. Mas que também, Deus estava ofertando-lhes uma nova chance, um tempo de arrependimento para que fossem restaurados. O povo precisava arrepender-se, e o avivamento trazido pela exposição da Palavra conduziu-se ao verdadeiro arrependimento.

Afastamento dos povos estranhos. Um dos sintomas mais sérios de que o avivamento estava chegando entre o povo de Deus é que eles foram desafiados a afastarem-se dos povos estranhos. Para que fique claro o propósito de Deus em relação ás outras nações, devemos entender que Israel foi chamado para ser uma nação santa, ou seja, separada para Deus. Mas como ser separado em um mundo decaído?

Em primeiro lugar, nunca se afastando da Palavra de Deus e sua prática.
Em segundo lugar, influenciando pelo testemunho as pessoas que estão à nossa volta.

A influencia do testemunho do povo de Israel deveria ser um grande exemplo, mas como eles se afastaram de Deus, foram influenciados pelas práticas e cultos daqueles que os cercavam. Israel misturou-se com esses povos, e foi influenciado por eles. O povo não apenas se esqueceu da lei de Deus, como adotou diversos costumes das nações à sua volta, e entre esses costumes, contrair casamentos não permitidos pela Lei de Moisés. O rei Acabe casou-se com Jezabel, uma estrangeira, e ela o conduziu `a idolatria, matando profetas do Senhor e mergulhando Israel numa grave rebeldia contra Deus, além de praticar diversas injustiças contra a sociedade de Israel. Salomão casou-se com muitas mulheres estrangeiras, que trouxeram seus deuses para o casamento e perverteram o coração do homem tido como o mais sábio do AT. Esses são alguns dos exemplos que a Bíblia traz sobre não haver uniões entre impios e servos de Deus. Deus foi favorável ao término daquelas uniões ilícitas, pois foram fruto da desobediencia e desprezo á Palavra.

Esse exemplo nos mostra o quanto Deus espera que mantenhamos a obediência aos seus preceitos. Que busquemos uniões que o agradem, entre pessoas tementes a Deus. Uma união sem benção de Deus costuma trazer problemas terríveis para a vida espiritual daquele que pertence a Deus ao Senhor. A impaciência no tocante à espera, ou a imaturidade de alguns cristãos, pode fazer com que se esqueçam a ordenança divina de não nascerem de novo. O exemplo na Bíblia já foi dado. Basta apenas segui-lo, afastando-nos desses tipos de companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário