sábado, 17 de setembro de 2011

A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ

Quando se fala em manter a integridade da doiutrina cristã, é preciso estabelecer o que vem a ser doutrina. Muitas vezes, ela é confundida com costumes, que são hábitos guardados por determinados grupos de pessoas dentro de um período de tempo. Costumes não são doutrina. São práticas observadas por pessoas. Doutrina refere-se ao trabalho intelectual feito por pessoas que amadurecem idéias após longos períodos de meditação, formando conceitos com base em premissas coerentes e apoiados em textos considerados essenciais para determinada ciência. Um exemplo disso é a doutrina do Espirito Santo. Não se pode negar sua existência, sua influencia em nossos dias, suas funções no tocante à história da humanidade e o seu papel diante de Deus em prol dos homens.

Há doutrinas que se encontram em pontos divergentes, mesmo em grupo específico de professores e estudantes de um determinado ramo da ciência. Por exemplo, há grupos que estudam Direito, mas se colocam como opositores de determinados paradigmas dessa ciência. Na Teologia, a propósito, também há pensamentos distintos. Existem pessoas que acreditam que os dons espirituais foram manifestos em um espaço de tempo restrito. E há aqueles que crêem que a manifestação do Espirito Santo, no tocante aos dons espirituais, não tem prazo de validade. Essas questões são doutrinarias e pode influenciar os costumes das pessoas. No entanto, doutrina e costumes são conceitos diferentes.

A integridade da doutrina cristã, entretanto, pode ser mantida a partir da fidelidade a Deus e sua Palavra. Quando se falam em ser fiel a Deus, incluímos um desejo profundo de estudar as Escrituras da maneira mais correta possível: com compromisso, de forma metódica e com o auxilio de bons livros que ajudem a interpretar corretamente a Palavra de Deus. Lembre-se de que a Bíblia não foi escrita no Brasil, no século 21, em portugues, por um único autor. Esses fatores devem ser levados em considerações quando formos fazer a leitura e interpretação de um texto bíblico ou estudar determinada doutrina. Por isso, o estudo metódico deve ser incentivado em prol da conservação do conteúdo doutrinário e pureza do Evangelho.

Outro fator imprescindível: a doutrina do Evangelho deve s transmitida de forma que atinja todos os aspectos da vida de um indivíduo - não apenas o espiritual. Isso garante a integridade da doutrina cristã. Ela não será íntegra se moldar o indivíduo apenas na igreja, e não influenciar sua forma de conduta fora do santuario. Uma fé que age apenas quando a esta na presença de outras do mesmo culto não pode ser considerada aceitável para os que não a conhecem. Trata-se, nesse caso, de uma fé sem expressividade.

Revista Ensinador Cristão - ano 12 - N.47 - pagina 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário