sábado, 8 de janeiro de 2011

A ascensão de Cristo e a promessa de sua Vinda

O livro de Atos é iniciado com a descrição de três fatos muitos importantes: Jesus, ressuscitado, aparece aos discípulos por 40 dias; e é levado aos céus. Dessas breves linhas, observamos:

Não foi um espirito que subiu aos céus, mas o Jesus ressureto. Antes de subir, Jesus padeceu diversos sofrimentos e humilhações, foi crucificado e morto, mas ressuscitou pelo poder de Deus. Lucas, que era médico, deixa claro que "com muitas e infalíveis provas" Jesus permaneceu por 40 dias mostrando aos seus servos que a morte não o deteve, e que era o Senhor da vida. Por todos esses dias, que tivesse dúvidas sobre a veracidade ou não da ressurreição poderia conferir com seus próprios olhos o Jesus ressuscitado. Eles puderam tocar no Senhor, e comer com ELE (Lc. 24.38-42). Era tempo mais que suficiente para que os discípulos fossem convencidos do poder de Deus sobre a morte, e da necessidade de continuarem a obra de Jesus.

Por que Cristo subiu - Era necessário que o Espírito Santo viesse e enchesse os discípulos de Jesus, a fim de que eles prosseguissem com a obra do Senhor."E, agora, vou para aquele que me enviou...digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo" Jo 16.5,7,8. Portanto, Jesus avisara a seus discípulos sobre o seu retorno aos céus, mas deixou claro que eles não estariam sozinhos, nem que agiriam sem o respaldo divino. Disse também que o Consolador haveria de ser o responsável por convencer a humanidade da veracidade do Evangelho. De que forma isso aconteceria! Com o Espírito Santo agindo na vida de cada um dos discípulos.

A promessa de seu retorno. Mais que simplesmente ver seu Senhor e Mestre retornar aos céus, os discípulos ouviram dos anjos a promessa que nós hoje aguardamos: "Varões galileus, por que estais olhando para o céu! Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" At. 1.11. A volta de Cristo é uma promessa viva, por se cumprir, que todo cristão deve ansiar, pois por ocasião de seu cumprimento, como diz Paulo, "... estaremos sempre com o Senhor", 1Ts 4.17c.

O cumprimento da promessa de Deus. Passaram-se apenas dez dias do retorno de Senhor ao Céu, e Deus cumpriu a promessa feita do derramamento do Espírito sobre seus servos. Esse evento aconteceu cinquenta dias após a ressureição do Senhor. No dia de Pentecostes, o quinquagéssimo dia depois da Páscoa, Deus visitou seus servos e os encheu com seu Espírito. Os discípulos foram cheios em uma reunião de oração, um indicativo de que oração e a atuação do Espírito Santo sempre foram fundamentais no crescimento da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário