sábado, 1 de janeiro de 2011

Atos dos apóstolos, a ação do Espírito Santo através da igreja.

O livro dos Atos dos Apóstolos trate-se do nascimento da Igreja de nosso Senhor. Ao narrar essa história Lucas fala do retorno de Jesus aos Céus, da vinda do Espírito Santo, dos milagres continuados pelas mãos dos apóstolos, do grande número de pessoas que atendiam o chamado do Senhor para a salvação, dos livramentos dados pelo Senhor e das dificuldades enfrentadas pela Igreja. Enquanto os evangelhos se preocupam com a história de Jesus, seus milagres, discursos, ministérios, morte e ressurreição, Atos fala da continuidade - pelos discípulos - da obra iniciada por Jesus. Os primeiros capítulos de Atos mostram os temas que são abordados nas Cartas do Novo Testamento: atuação do Espírito Santo na vida dos discípulos (movendo-os para a obra missionária, para a pregação e à oração), a evangelização dos perdidos (a Igreja cresce de forma impressionante em Jerusalém e Samaria, e esse crescimento vai sendo estendido aos gentios) e a comunhão entre o povo de Deus (uma das características mais marcantes da Igrejas).
A narrativa de Lucas possui um triplo objetivo: narrar a expansão da Igreja, os Atos dos apóstolos e motivas os crentes.
A expansão da Igreja é vista em Atos como o cumprimento da ordem de Jesus, de a Igreja evangelizar o mundo. Vemos em Atos que foi necessária uma dispersão dos crentes que estavam em jerusalém para que a mensagem de Jesus se espalhasse. nem sempre o crescimento da Igreja se deu em ocasiões em que a pregação e o culto eram propícios, e esse foi o caso dos crentes em Jerusalém que precisaram ser perseguidos para cumprir o mandamento do Senhor.
Narrar os atos dos apóstolos. Quando lemos o livro de Atos passamos a entender a forma com que os discípulos agiam, e o contexto em que agiam. Os apóstolos do Senhor se viram diante de diversas situações como perseguição religiosa e política, a mão de Deus sendo estendida aos gentios - inclusive dando-lhes o batismo com o Espírito Santo, a conversão de perseguidores como Paulo e milagres confirmando a participação da mão de Deus na criação da Igreja. Conhecendo esses fatos, entendemos a forma com que os primeiros desafios foram vencidos e de que forma as estratégias usadas pelos apóstolos podem ser usadas em nossos dias também.
Motivas os crentes. A história pode servir de inspiração para as pessoas que dele servem. Nós, crentes do Século 21, podemos ler o livro de Atos e perceber o cuidado de Deus para com o seu povo. Entenderemos que o fator " perseguição" não é novo para o povo de Deus, e que mesmo em uma situação assim, Deus estende a mão para que o Evangelho cresça e seu nome seja glorificado. nossa motivação reside aqui: da mesma forma que os primeiros discípulos agiram, confiando no Senhor, temos esse precendente para dar prosseguimento à obra de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário