sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sinas e maravilhas na Igreja.

Entre os sinais e maravilhas apresentadas no livro de Atos, destacamos.
Cura. Houve diversas curas entre os cristãos da Igreja Primitiva, e antes disso, Jesus operou diversos milagres pelo poder de Deus. Entre esses milagres (multiplicação de pães e peixes, expulsão de demônios e acalmar a tempestade), houve muitas curas. Entendemos que as doenças são, de formas direta ou indireta, fruto do pecado na humanidade, mas também cremos que Deus é glorificado na cura das pessoas que dela precisam. Lucas nos mostra diversos exemplos de curas ocorridas no livro de Atos, como a que foi realizada por Pedro e João ao coxo a porta do templo (At 3.1-10); Enéias, habitante de Lida, paralítico, foi curado quando Pedro o visitou (At 9.32-34). Em Samaria, muitos paralíticos e coxos foram curados após a pregação de Filipe, e muitos endomoninhados eram libertos. ( At 8.5-7).
Ressurreição. A morte é chamada por Jó "rei dos terrores" (Jó 18.14). É um destino do qual não podemos fugir, exceto aqueles que estiverem vivos por ocasião do arrebatamento da Igreja. Atos nos mostra que sinais e maravilhas incluem a ressurreição de mortos. Dorcas, uma cristã que residia em Jope, adoeceu e morreu, mais foi ressuscitada pelo Senhor após Pedro orar. Esse fato foi tão notório em Jope que muitos creram no Senhor (At9.42). Quando Paulo pregava em Trôade, um jovem de nome Êutico caiu da janela do cenáculo e morreu, mais foi trazido de volta à vida por meio de oração do apóstolo (At20.7-13).
Livramentos sobre naturais. O livro de Atos nos mostra que a Igreja sofreu perseguição quando de seu nascimento. Mais Deus trouxe diversos livramentos aos seus servos. Os apóstolos foram presos pelo Sumo-Sacerdote (At 15.17-21), mas um anjo do Senhor os libertou da prisão e ordenou que fossem ao templo para ensinar sobre Jesus. Herodes, por ocasião da Páscoa (At 12), prendeu Pedro, que ficou acorrentado entre dois soldados, mas enquanto a Igreja orava, Deus enviou o seu anjo e o trouxe outro livramento para o seu servo. É interessante que neste capítulo termina com Herodes morto e a Palavra de Deus crescendo e se multiplicando!
Milagres não devem nortear a vida do crente. Sinais e maravilhas são feitos pelo Senhor, que utiliza a instrumentalidade humana para esse fim, mas isto não significa que eles são o indicativo para a orientaçãode Deus às nossas vidas. Há pessoas que se colocam como reféns de milagres, como se estes fossem o marco regulatória para a vida cristã, e não tomam nenhuma postura ou atitude na vida se não virem milagres à sua volta. Tais pessoas precisam aprender a crer que os milagres são parte do Evangelho, mas que a Palavra de Deus é que deve nortear a vida do crente. Os sinais seguem aqueles que seguem a Palavra de Deus, e não os que crêem seguem os milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário