sábado, 15 de janeiro de 2011

O Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes dos rabinos,

Da mesma forma que Moisés passou 40 dias no monte com o Senhor, os discípulos passaram 40 dias com Jesus depois de sua ressurreição.Nesse período,eles viram o poder de Jesus sobre a
morte e a realidade da ressurreição,mas outra experiência-que revestiria de poder os discípulos, a fim de que esses testemunhassem de forma dinâmica e poderosa sobre o Evangelho-ainda estava por vir para os servos do Senhor: o batismo com o Espírito Santo.Esse evento ocorreu 50 dias após a Pascoa,na celebração denominada Pentecostes, que marcava a colheita dos grãos, como se representasse uma festa em ações de graças pela recente colheita.Nessa ocasião, ofertas e sacrifícios eram feitos, e de acordo com a opinião dos rabinos, o Pentecostes marcava a ocasião em que a Lei foi dada a Moisés.

Foi nessa ocasião, em que judeus de diversas nações dirigiam-separa Jerusalém para participar dessa festa, que Deus encheu seus servos com seu Santo Espírito.

Uma observação deve se feita no tocante à expressão "poder", que Jesus utilizou para designar o revestimento que os discípulos teriam para pregar o Evangelho com autoridade.

Há quem confunda a palavra utilizada para indicar poder, dúnamis, com "dinamite", como se o poder do Espírito Santo fosse poder"explosivo".Na verdade, a palavra dúnamis traz a ideia de uma forma motriz, que induz ao movimento, não à explosão e destruição.É a força que fez com que esses discípulos se movimentassem, que falassem de Jesus com autoridade, e não uma energia que conduz à explosão.

O FALAR DAS LÍNGUAS: O falar das línguas foi sinal inicial do enchimento de poder para os discípulos, que glorificavam a Deus em línguas desconhecidas para si, mas conhecidas dos judeus visitantes em Jerusalém. Warren Wiersbe, comparando o Pentecostes com o evento da torre de Babel comenta que Deus fez uma inversão. Em Babel, a confusão de línguas serviu para confundir os homens e dispersa-los, pois a torre foi criada para exaltar os homens, em um ato de rebelião a Deus, ao passo que as línguas faladas no Pentecostes uniram os cristãos em espírito, que louvaram a Deus e demonstravam a certeza da submissão ao plano divino.Mais que isso, Deus mostrou que sua vontade é que o nome de Jesus fosse conhecido em todas as línguas!

O PENTECOSTES E A SALVAÇÃO DOS PECADORES. Um dos aspectos mais importantes do plano de Deus para o Pentecostes é a salvação dos, pecadores."Recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testumunhas......."(At. 1.8). O revestimento de poder do alto tem por objetivo o resgate das almas perdidas, e Deus o faz revestindo de poder os crentes.
Portanto, não somos cheios do Espírito para ostentar o recebimento de poder, ou a utilização sobrenatural de um dom, mas para que, cheios do Espírito Santo, possamos testemunhar com poder e atrair os pecadores a Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário