quinta-feira, 10 de março de 2011

O Evangelho propaga-se entre os gentios

Nesta lição, vemos Deus estendendo a sua mão em prol dos getios. Atos 11 é a continuidade da narrativa acerca de Cornélio, iniciada em Atos 10. Cornélio era um centurião romano temente a Deus, que recebeu do Senhor uma visão: chamar Pedro para que falasse o que Cornélio deveria fazer. Obedecendo a Deus, o centurião envia dois homens para encontrar Pedro e chamá-lo para que fosse a sua casa.
Deve ter sido estranho para Pedro atender o chamado de Cornélio, se não fosse pelo aviso do Senhor. Aqui cade uma lição: o mesmo Deus que fala também confirma seus desígnios para com seus servos. O mesmo Deus que deu a visão a Cornélio sobre Pedro avisou Pedro para ir com os enviados de Cornélio. E Deus ainda disse a Pedro: " Vai com eles e não duvides". Atos 10.20. Isto merece um destaque , pois ao que parece, a mentalidade dos apóstolos de Jerusalém estava restrita ao Evangelho dentro dos círculos judaicos. Samaria ja fora evangelizada, mas os gentios ainda não eram prioridade. Foi necessário que Deus ainda ordenasse apóstolo Pedro que não duvidasse de suas ordens, ou ele se recusaria a acompanhar aqueles homens.
Obedecendo às ordens de Deus. Como se não bastasse o receio de Pedro, quando chega no lar de Cornélio, ao invés de já apresentar o Evangelho, ele deixa claro que não era lícito um homem como ele, judeu, aproximar-se de estrangeiros, e desejou saber o motivo para qual foi chamado. Como Pedro, quando não conseguimos perceber de forma clara os planos de Deus, esquecemos até mesmo de falar de Jesus às pessoas. Mesmo tendo recebido uma visão de Deus, demorou a entender e aceitar o que Deus está fazendo. E só for realmente convencido quando o Espírito Santo veio sobre os gentios, e estes falaram em línguas. Por ter passado pelo batismo com o Espírito Santo e falado em línguas. Pedro perceber que aqueles gentios estavam sendo visitados por Deus, e que a porta do Evangelho estava aberta a eles também. Os gentios receberam o Espírito Santoe foram batazados na águas.
Pedro na Igreja de Jerusalém. Ao chegar em jerusalém, Pedro teve de se justificar diante da igreja por ter batizado os gentios. E seu depoimento só foi aceito porque o apóstolo disse que o Espírito Santo veio sobre os gentios e os encheu como encheu os crentes israelitas no Pentecostes.
Dessa vez, sim, os crentes judeus " aceitaram" a forma com que Deus trabalhou para que o Evangelho chegasse aos gentios. Não fosse a atuação do Espírito Santo, que interveio de forma sobrenataural, provavelmente os judeus demorariam mais a entender a ordem do Senhor, de pregar o Evangelho por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário