terça-feira, 1 de março de 2011

A conversão de Paulo

Nesta lição veremos um dos mais importantes encontros já descritos na Bíblia: o de Paulo com o Senhor Jesus Cristo. Para que possamos entender mais a mente de Paulo, lembremo-nos de que ele não coneseguia entender o que o Messias pudesse ser morto com uma cruz (uma morte reservada para pessoas malditas - Dt 21.23). Ele acreditava que os seguidores de Cristo formavam uma seita perigosa para o Judaísmo, e que seria necessário acabar com esses seguidores.
Paulo viu que Jesus estava vivo. Como participante do Sinédrio, Paulo não apenas consentiu na morte de Estevão. Ele certamente partilhou e divulgoua idéia de que Jesus não havia ressucitado, mas que seu corpo fora roubado pelos discipulos. Mas grande foi sua surpresa ao ouvir a sua voz do próprio Jesus ressucitado.
Paulo não perseguia a Igreja, e sim ao próprio Jesus. Outra verdade que Paulo descobriu na estrada é que ele perseguia a Jesus. Sua política de retaliação à Igreja estava direcionadaaos discípulos, mas ele estava perseguindo a Jesus. Ele entendeu que quem se coloca contra um servo de Deus se coloca contra o próprio Deus. Seria complicado para ele manter esse sentimento, pois trabalhar contra Deus lhe seria custoso demias. Mesmo que em sua sinceridade perseguisse cristãos, imaginado que estava prestanto um grande serviço a Deus, ele precisaria render-se a Cristo.
Paulo e Ananias. Cego, orando, Paulo recebe a visita de um cirstão desconhecido. Esse homem, de nome Ananias, recebe um ordem de Deus para que vá ao lugar onde Saulo está e ore por ele. Ananias questiona o Senhor, mas confortado por Ele, obedece e vai orar por Paulo. Nunca mias o nome de Ananias é citado na Escrituras, exceto quando Paulo dá seu testemunho antes de ser preso em Jerusalém (At 22.12) Ananias é uma peça fundamental na vida de Paulo, pois foi o primeiro a chamá-lo de irmão, e em um momento em que as pessoas desconfiavam de Paulo, por ele ser um perseguidor, ouviu o Senhor o valor de Paulo em prol do Evangelho.
O fariseu zeloso seria enviado aos gentios. Deus escolhera Paulo para que fosse enviado aos gentios. Pela formação do apóstolo, não é possível vislumbrar que seu ministério fosse para os gentios, pois quando apresenta sua biografia, de forma breve, mostra que sua formação intelectual e social estava voltada para atender aos interesses do Judaísmo. Mas Deus tinha outros planos para ele. Seu desafio seria falar com aqueles que estavam fora dos círculos do judaicos, e essa era um tarefa e tanto. Se os judeus, com o conhecimento da Lei de Moiséis (que trazia as profecias sobre Jesus e sua vinda), nem sempre aceitaram a mensagem do Evangelho, quem dirá os gentios, que nem sequer tinham , em muitos casos, o conhecimento da Lei nem a fé no Deus de Israel. Mas esse desafio foi vencido de tal forma que o Evangelho chegou até nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário