sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A disciplina na Igreja.

A palavra disciplina tem pelo menos quatro significados: segundo o Dicinário Aurélio, pode ser o conjunto de regras que existem para que se mantenham a boa ordem em grupo social. Disciplina também é a boa ordem resultante da observância desses oreceitos. Disciplina ainda é definida como cada uma das matérias ensinadas nas escolas, e finalmente, a correção exercida em um caso de desvio ou quebra de um preceito.
O obejetivo da disciplina é orientar e evitar que o erro se torne a ser repetido. Quando falamos acerca dela, não estamos corroborando a utilização de violência ou tramento desumano para convencer um criança, ou um idoso, mas orientá-la, explicando-lhe o motivo pelo qual é necessário que ela seja disciplinada (Pv 6.23). Outro objeitivo da disciplina é mostrar às pessoas, independente da idade, que todas as atitudes trazem consequencias, e que estas nem sempre são prazerozas. A falta de disciplina pode levar à morte (Pv 15.10). Isto tem um princípio: uma pessoa não pode ser plenamente amadurecida se não for ensinada a conhecer os seus limites. Ela precisa entender que não pode fazer o que bem entender com sua vida, e que há consequencuas para todos os seus atos.
Pitágoras, um filósofo e matemátio grego, disse " Eduque as crianças, para que não seja necessário punir os adultos". Disciplinar é, antes de tudo, ensinar, para depois cobrar o que foi ensinado. Tem-se por objetivo evitar que um erro seja repetido (e visto não se faz sem se passar tempo e demonstrar amor!) Uma pessoa sem discilina não consegue entender seus próprios limites, nem a consequência de seus atos. "O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga", Pv 13.24.
O que Deus espera quando nos disciplina? " tolo despreza a correção de seu pai, mas o que observa a repreensão prudentemente se haverá", Pv 15.5. Quando exerce a disciplina para com o seu povo, Deus espera que possamos ser corrigidos de alguma falha ou pecado que estejamos comentendo. Não há registros na Bíblia de que algum ato de disciplina por parte de Deus tenha sido feito de forma excessica, ou sem motivo. " Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que receber por filho", Hb 12.6. Deus espera que reajamos à disciplina como filhos. De que forma ? Acatando-a! A diferença bíblica n que tange à filiação, apresentadas na Carta aos Hebreus, não é o sangue que corre nas veias ou sobrenome que se tem por herança. A diferença reside na forma como tratamos a discilplina de que somos alvo: " Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque filho há a quem a pai não corrija?", Hb 12.7. E termina a adivertência: "Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos partipantes, sois, então, bastardos e não filhos", Hb12.8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário