sábado, 19 de fevereiro de 2011

Quando a Igreja de Cristo é perseguida.

Paulo aparece perseguindo a Igreja do Senhor. A primeira vez em que Paulo é citado em Atos é apresentado como um moço sob cujos pés deixaram as roupas de Estevão enquanto ele era apedrejado (At. 7.58). A segunda vez mostra que ele era uma das pessoas que consentiu na morte de Estevão, um dos diáconos da Igreja de Jerusalém (At 8.1). E a terceira vez, apresenta Saulo assolando a Igreja, entrando nas casas dos crentes e prendendo, arrastando, homens e mulheres que seguiam a Jesus. Lembrando-se dessa época em sua vida, em um discurso ele comenta: "E, castigando-as muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar" , At 26.11. Warren Wiersbe diz que " o verbo 'assolar' nesse caso descreve um aninal selvagem despedaçando a vitíma". Saulo era realmente uma pessoa envolvida de tal forma no judaísmo que, apesar de toda sua erudição, não conseguia enxergar em Jesus o cumprimento messiânico do Antigo Testamento.

O Evangelho em Samaria. É sabido que samaritanos e judeus não tinham relações amistosas há séculos. Por ocasião da invasão assíria, em 722 aC., houve muitos casamentos com estrangeiros, de forma que o sangue puro judey foi contaminado, e os samaritanos eram considerados inferiores pelos judeus. Basta dizer que "...descendo Felipe a Samaria..." é uma forma de mostrar como os judeus pensavam: Samaria ficava ao Norte de Judéia, e não ao Sul, mas para o judeu devoto, quem ia para Jerusalém subia, e quem ia para Samaria, descia! Mas foi nesse lugar que Deus operou maravilhas pelo ministério de Felipe, e que deu prosseguimentom ao plano de evangelização da humanidade.

Apesar da rixa entre judeus e samaritanos, vemos nos evangelhos encontros de Jesus com samaritanos. Jesus curou certa vez dez leprosos, mas apenas um retornou para agradecer, e era samaritano (Lc 17.11-19). Jesus conversou com uma mulher samaritana em plena luz do dia, algo inimaginável para os padrões daqueles dias. Não podemos esquecer que os samaritanos também aguardavam o cumprimento da esperança messiânica (Jo 4.25), e que reconheceram em Jesus o Messias.

Quando a perseguição em um local Deus abre portas em outro. A perseguição atingiu seu apíce em Jerusalém, mas o Evangelho não deixou de ser propragado. Ao passo que Estevão, um diácono, foi apedrejado por sua fé, Deus enviou Felipe, outro diácono para Samaria, e fim de que ele pudesse pregar aos samaritanos. A mensagem do Evangelho foi aceita pelos samaritanos. Deus não está limitado às perseguições humanas. Além de providenciar grandes livramentos para seus servos em Jerusalém, Deus fez com que os vizinhos samaritanos ouvissem e exprementassem o Evangelho também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário