sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Professor e a escola dominical. (Parte VI)

IV. Jesus como exemplo de professor

O Mestre do professor é o Senhor Jesus - O Mestre dos mestres. Para o professor eficaz no ensino, precisa seguir de perto os passos de seu Mestre. Vejamos alguns pontos sobre Jesus como Mestre.

A. Jesus conhecia a matéria que ensinava. A passagem de Lucas 24.27 faz menção ao maior estuo biblíco da história: abarcou o período de Moisés a Cristo. (E, tão grande estudo foi dirigido para uma classe de 2 alunos!) Através dos Evangelhos vemos, por suas citações das Escrituras, como Jesus conhecia o Livro Sagrado.

B. Jesus conhecia seus alunos. Tanto eles endavam com Jesus, como os visitava. Os ensinos objetivos e ilustrados do Mestre, bem como seu modo de proceder para com eles, demostravam que Jesus os conhecia bem. (Ver Mateus capítulo 13, Lucas 15.8-10; Joãp 21, etc.)

C. Jesus reconhecia o que havia de bom em seus alunos. (Ver João 1.47). O professor jamais deve apresentar-se á sua classe com ares de superioridade, com aspecto dominante. Paulo, com toda a sua grandeze, reconhece as qualidades dos seus irmãos na fé e cooperadores (Rm cap. 16; Fp2.20-25)

D. Jesus ensinava as verdades bíblicas de modo simples e claro. Exemplos. Lucas 5.17-26; 13.3; João 14.6. Ele tomava as ocorrências comuns da vida, conhecidas de todos, para ensinar as verdades eternas de Deus. (Ver Mateus 9.16; 11.16.)

E. Jesus variava método de ensino conforme a ocasião e tipo de ouvintes. Às vezes ele usava método de perguntas, o ilustrativo, o de discussão, preleção, tarefas, leitura, etc. Com a mulher samaritana, usou o método de perguntar; com os discípulos a caminho do Jardim das Oliveiras, usou o de preleção.

F. Jesus ensinava através de seu exemplo, isto é, sua vida de obediência. (Lede João 13.15; Atos 1.1; 1 Pedro 2.21)

G. Jesus sabia o que ia fazer (Jo 6.6). O professor da Escola Dominical deve saber o que vai ensinar a seus alunos, quando diante da sua classe.

H. Jesus ensinava com graça. (Lc 4.22). É a graça divina na vida do professor que torna a sua aula realmente eficaz e de efeito duradouro para a glória de Deus,

I. Jesus ensinava com autoridade e poder divinos (Lc 4.36). Só aos pés do Senhor em oração e comunhão com Ele é que o professor obtém autoridade e poder divinos renovados em sua vida, para ensinar na casa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário