sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Professor e a escola dominical. (Parte III)

III. O professor e a apresentação da lição.

A. Chegue cedo! Pelo menos 10 minutos antes da hora de começar a reunião da Escola Dominical.


B. Antes do estudo da lição, o secretário da classe cuidará das seguintes providências preliminares.
- Arrumação da sala.
- Apontamentos da classe, conforme o sistema de registro adotado.
- Boas-vindas aos visitantes
- Cumprimentos aos aniversariantes
- Matrícula dos novos allunos (usando o CArtão de Matrícula)


C. Etapas da lição diante da classe (50 minutos)
1. Introdução da lição ......................... 3 minutos
- É o ponto de contato com a classe. O fato utilixao para introduzir a lição deve ser bem apropriado.
- Oração. Ore ou convide um aluno pra fazer a oração.
- Boas vindas.
- Prender a atenção dos alunos.
- Introduzir o assunto da lição e seu relaciomento com as demais lições da série em estudo.
2. Exploração da lição .......................... 30 minutos.
É o corpo da liçao ou aula, segundo o esboço preparado.
3. Verificação da lição ........................... 5 minutos.
É a recapitação dos pontos e verdade básicas da lição, seguida de perguntas e respostas.
4. Aplicação da lição ............................. 7 minutos.
Uma das partes mais importantes da lição. O conhecimento pessoal adquirido pelo aluno não será eficaz se não for aplicado. Seu valor vem da sua utilidade imediata ou remota, quando aplicada pela pessoa que a obteve.
É a aplicação das verdades bíblicas ensinadas à vida e necessidades dos alunos, bem como aos tempos atuais.
A aplicação da lição, corresponde digamos, ao apelo na pregação.
5. Encerramento da lição .............................. 5 minutos.
É a entrega das tarefas e atividades, avisos sobre trabalhos especias da igreja, etc.
Controle seu tempo! O professor dispõe de apenas 50 minutos para tudo isso, mas se ele souber dosar o tempo, este será suficiente.
A apresentação da lição como exposta acima, aplica-se às classes de acima 12 anos. Abaixo dessa idade a apresentação é diferente, havendo constantemente, mudança de atividade escolar, com mudança de métodos de ensino, é óbvio para ganhar-se ATENÇÃo e mater vivo o INTERESSE do aluno. É da maior importância aqui o emprego de meios auxiliares de ensino, dando colorido, dimensão e sentido às lições.

D. A linguagem do Professor.
Grande número de pessoas têm falado em suas carreiras, inclusive no ensino, devido a dificuldade no falar, em exprimir-se de forma adequada.
A arte de falar torna a palavra, entre outras coisas, correta e expressiva.
- Correta. Pronúncia perfeita, com articulção completa de todos os sons que compõem a palavra. Evitar corrigir defeitos de pronúncia.
- Expressiva. Tradução perfeita de idéia que queremos exprimir. A expressão implica em entonação, pontuação e escolha de palavras. A entonação torna a voz agradável e elegante, mesmo vigorosa. A pontuação aclara o sentido, facilitando a compreensão. A escolha das palavras exatas faz com que o ouvinte compreenda claramente o que queremos dizer-lhe.
O professor deve entãp cuidar de tornar as suas palavras CORRETAS e EXPRESSIVAS. A linguagem revela muito a personlidade do indivíduo.
Uma fala perfeita dá prazer ao ouvido, mas o falar errado, seja na entonação, na pronúncia, na pontuação, ou na escolha das palavras, cansa o ouvintes, e o auditório todo só acerta dizer:"amém", não em sinal de satisfação, mas ancioso que o preletor pare.
A expressão oral prfeita, impõe-se e dá destaque, mesmo que orador seja modesto e humilde. É um prazer ouvir alguém falar corretamente, com expressão e graça. Em Juízes 12.2-7, temos um caso em que 42.000 homens morreram por causa de má pronúncia. Hoje em dia muitos "matam" suas ouvintes da mesma maneira... O professor tem que cuidar da linguagem, porque ele utiliza dela quase todo o tempo da aula. (Ver os seguintes textos: Pv 15.1; 16.24; Ct 5.16; 1Co 14.8-9.)
A linguagem do professor, quanto ao vocabulário, deve ser comum entre a ele e a seus alunos.

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