terça-feira, 9 de agosto de 2011

A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO

Um dos maiores exemplos de Jesus Cristo, no tocante à pratica cristã e liderança, está atrelado à humildade e serviço. Na semana de sua morte, o Senhor reuniu seus discípulos, levantou-se da mesa onde estavam e começou a, de forma espantosa, lavar os pés dos seus discípulos. Isso foi realmente repa toso, pois, na cultura dos tempos de Jesus, apenas o servo mais humilde, por não dizer aquele que tinha talvez o menor valor na casa, é que lavava os pés dos visitantes. Deve ter sido uma cena chocante para os discípulos ver seu Mestre agindo como o criado mais simples de uma casa. Mas essa foi idéia que Jesus realmente quis transmitir. Seus discípulos deveriam ter um maior grau de maturidade, no sentido de entender que, como seus sucessores na tarefa de evangelização, não podderiam mais disputar sobre qual deles seria o maior no Reino dos céus. Ele ensinou que o maior deveria ser o menor de todos.

A simplicidade e a humildade devem ser constantes na liderança, por se tratar de uma das áreas mais propendas à arrogância. E os lideres cristãos não estão imunes a esse tipo de sentimento. No entanto, Jesus mostrou que o caminho para a excelência na liderança é o serviço.

O ato de Jesus dde lavar os pés dos discípulos demonstra amor em ação. Jesus era seu Mestre e Senhor, significando que Ele estava em um nível mais elevado do que eles. Contudo, o Senhor assumiu uma posição de humildade e serviço porque amava aqueles a quem servia. Jesus ordenou aos seus discípulos que lavassem os pés uns dos outros - que servissem uns aos outros em amor de acordo com o exemplo que Ele estabeleceu. Se recusar a servir aos outros, se recusar a se humilhar, não importa quão elevada seja sua posição, é se colocar acima de Jesus. Tal orgulho arrogante não é o que Cristo ensinou. Estes discípulos logo seriam enviados como mensageiros da igreja cristã. Eles seriam lideres em muitos lugares - na verdade, Tiago, João e Pedro se tornaram os lideres da Igreja cristã em Jerusalém. Jesus ensinou a estes, que logo seriam lideres, que, quando trabalhassem para divulgar o Evangelho, deveriam antes de tudo ser servos daqueles a quem ensinassem. Os discípulos devem ter se lembrado dessa lição todas as vezes que enfrentaram problema, lutas e alegrias junto aos primeiros crente. Quantas vezes devem ter lembrado de que foram chamados para servir. E que diferença isso faz! Imagine como teria sido difícil o crescimento (até mesmo a existência) da Igreja Primitiva se esses discípulos tivessem continuado a competir por lugares de grandeza e importância! Felizmente para nós eles mantiveram a lição de Jesus em seus corações.(comentário Aplicação Pessoal do Novo Testamento, CPAD, pág. 566).

Revista Ensinador Cristão, Ano 12, número 47, pagina 39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário