segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Comentários sobre o texto de Mateus 5.13-16

Em contraste àqueles que se opõem ao trabalho de Deus no mundo (Cp. 5:11), os seguidores de Cristo são (o pronome VÓS tem ênfase no texto grego) O SAL DA TERRA. O sal era o elemento básico, muito necessário na cultura antiga. Era usado para preservar, para purificar e para temperar. No contexto imediato, parece que Jesus esta dizendo que os que demonstram na vida as qualidades relacionadas nas bem-aventuranças permearão o mundo e retardarão seu apodrecimento moral e ético. Como Tasker nota, a característica geral mais óbvia do sal é sua diferença essencial do meio que é colocado. A conduta correta dos crentes impede que a sociedade fique rançosa completamente. Se de alguma forma o sal perdesse sua capacidade de salgar, não haveria meio de restaurar-lhe essa virtude; ter-se-ia tornado inútil, deveria sere atirado fora. Embora normalmente o sal não perca sua capacidade dde salgar, essa posqsibilidade é mencionada a fim de enfatizar a necessidade de os crentes manterem sua missão distintiva no mundo. Explicar como o sal pode ser adulterado, se misturado a um pó branco, barato, é tarefa desnecessária. É a metáfora em si mesma, e não a imagem empregada, que se amplia.

SER LANÇADO FORA E PISADO PELOS HOMENS
Significa que a menos que os discípulos mantenham seu papel de sal deste mundo, tornar-se-ão inúteis e serão rejeitados.

Os crentes também são A LUZ DO MUNDO. Disse Deus a Israel:"Também te darei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até as extremidades da terra" (Isaias 49:6; Cp. 42:6). A função de serevo atribuída a Israel é assumida por Jesus (João 8:12; 9:5) e passada à frente, para seus seguidores. O objetivo da luz é iluminar. Ela existe para que se possa enxergar. As cidades edificadas nas montanhas não podem ocultar-se. Que tolice descomunal acender uma lâmpada para coloca-lá embaixo de um velador. As lâmpadas devem ser colocadas em candeeiros, de modo que todos na casa consigam enxergar bem.

Os seguidores de Jesus devem agir como lâmpadas em candeeiros. Devem deixar resplandecer sua LUZ DIANTE DOS HOMENS (aoristo, imperativo, terceira pessoa) de tal modo que as pessoas lues vejam AS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM AO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.
Observe que a luz não se origina nos crentes; estes devem deixá-lá brilhar: ASSIM RESPLANDEÇA A VOSSA LUZ. A luz é vista nas boas obras que realizam. trata-se menos de uma mensagem dirigida ao intelecto e mais um modo de vida exibido diante das pessoas. Quando os de fora vêem que seguir a Cristo leva a uma vida de BOAS OBRAS, glorificam não crente, mas o Pai do crente, O PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.

Se as bem-aventura as deixaram a impressão de que viver no reino é algo um tanto passivo, as metáforas do sal e da luz corrigem o mal-entendido.

O sal permeia a sociedade, e desempenha nela sua função vital. A luz ilumina a escuridão e aponta Àquele que é a fonte de toda a luz e toda vida.

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