quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Eficácia do Testemunho Cristão

Quando se fala do Evamgelho, é imprescindível tratar também de outro assunto: o testemunho.Na vida cristã, não bastar falar de Jesus; é preciso viver com Ele. Contudo, não podemos conceder a missão integral da Igreja se ela não tem a força de um testemunho autentico.

O testemunho eficaz

Para que essa missão seja eficaz, é preciso ter como base a vivência na Palavra de Deus. Não se trata de uma experiência apenas intelectual, envolve também, pratica. Uma testemunha de Jesus não apenas fala do Senhor, mas ainda dá exemplos de vida pautados naquilo que Ele disse. Não há uma dualidade entre o que o crente diz e faz, do tipo "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Deus espera que ajamos e falamos de acordo com o mesmo padrão, para que a mensagem e vida sejam a mesma coisa. Jesus agiu e pensou de acordo com as Escrituras. E Ele serve de exemplo para todos nós. Seu testemunho foi eficaz porque Cristo agia de acordo com suas mensagens. Desaparecimento forma, Ele espera que possamos conjugar vida e Palavra na transmissão do Evangelho. Precisamos viver o que pregamos, ou pregar o que vivemos. O testemunho é feito principalmente por meio de nossa vida. Ele fala aos nossos ouvintes mais alto até que nossas palavras.

O testemunho ineficaz

Quem nunca ouviu um comentário acerca de uma pessoa que se diz cristã, mas não age de acordo com os preceitos da doutrina cristã? Esse é o exemplo de quem da mal testemunho sobre a fé cristã.
Certa vez, Jesus deu um exemplo muito claro das consequências de um mau testemunho quando disse que somos o sal da terra. Se for insípido, ou seja, não tiver sabor, o sal é lançado na terra para ser pisado pelos homens. Segundo alguns especialistas em costumes judaicos nos tempos de chuva em Israel, o chão do templo se tornava és prestadio, causando diversos tombos nas pessoas que se dirigiam ao santuário para prestar seu culto. Para que isso não acontecesse com freqüência e espantasse as pessoas do templo, os trabalhadores lançavam sal insípido no chão. Aquele produto que não tinha mais sabor nem conserva alimentos, mas ainda conseguia absorver a água, era pisado pelo homens como disse Jesus.
A consequência do mau testemunho é o desprezo por parte daqueles a quem poderíamos testemunhar. A mensagem que temos de apresentar pode ser ofuscada pela forma como vivemos e dificultar a ação de Deus na vida daqueles que nos ouvem. Portanto, testificar de nossa experiência com o Senhor faz diferença na transmissão do Evangelho. E quem despreza essa verdade jamais atingirá seus objetivos em transmitir a Palavra. Se um desses dois elementos estiver ausente, não teremos a transmissão integral da Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário